12/07/2012

A menina que roubava livros

Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínsica 
Gênero: Romance


Olá pessoal, depois de uma semana sem postar nada aqui, finalmente tomei vergonha na cara e preparei uma postagem.
A Menina que roubava livros é o book ideal para pessoas que gostam de História.

•Eis um pequeno fato•
Você vai morrer

Nossa protagonista é Liesel Meminger, uma garota de apenas 9 anos de idade, que se vê sozinha no mundo quando perde sua mãe.
Ela e seu irmão seriam adotados por uma família alemã, mas seu irmão morre, deixando-a completamente sozinha.

Com a nova família, ela aprende a ler com a ajuda de seu pai adotivo e sente prazer em roubar livros.
O primeiro que têm foi encontrado em meio ao lixo, e se chama "O manual do coveiro" tem valor sentimental, pois faz com que ela se lembre de sua mãe e irmão.
Sua nova mãe lava roupa para a alta-sociedade, e as vezes, Liesel vai com ela. Em uma dessas idas, na casa do prefeito, ela descobre a imensa biblioteca que o mesmo tem, e frequentemente volta ali para ler.

A mulher do prefeito, que perdeu seu único filho, recebe Liesel e até dá um livro para a menina.
Mas, chega um dia em que o prefeito e sua mulher dispensam a mãe de Liesel, sendo assim, ela não poderia voltar mais ali para ler tranquilamente seus livros.
Eis que surge uma ideia.

Com a ajuda de seu melhor amigo, ela passa a entrar "escondida" na biblioteca do prefeito, e rouba livros.
Mas esses furtos ocorrem esporadicamente.
Vivendo na época do nazismo na Alemanha, seus pais abrigam um judeu no porão de sua casa, o qual acaba se tornando um grande amigo de Liesel.

Através desse livro, o ilústre Markus Zusak conta a história do ponto de vista da Morte, isso mesmo, a Morte é a narradora dessa incrível história, que se passa na Alemanha Nazista, ao mesmo tempo em que a Segunda Guerra Mundial está ocorrendo.

Esse é justamente o tipo de livro surpreendente.
A leitura flui rapidamente, e é possível aprender muito com ele.
Mas o melhor, foi o final do livro, que me surpreendeu muito.


Espero que este livro impressione a tantos quanto impressionou à mim. 
Não sou boa em fazer resenhas, então vou parando por aqui, com 

 •ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA•
Os seres humanos me assombram. 

Quem já leu esse livro? 
O que acham? 
Quero lembrar que dia 15 desse mês farei uma postagem em homenagem a Harry Potter. 

Beijos,

Juliana. 




4 comentários:

  1. Oi Juliana Tenho um Selinho para você lá no meu Blog *---------*

    http://babi-teixeira.blogspot.com.br/2012/07/selinho-seu-blog-e-divo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babi, obrigada pelo selo, logo postarei aqui,
      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. Oi Ju, eu estou lendo este livro! Estou no comecinho mas ainda não me entusiasmei tanto com ele não!! Será que depois da pagina 100 as coisas começam a melhorar ??

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo eu também não estava entusiasmada, estava confusa.
      Mas depois melhora, o enredo é bem diferente, ainda mais pelo fato de se tratar da segunda guerra mundial durante a Alemanha nazista.
      Eu fui motivada a ler logo porque o livro é de um amigo, e eu queria devolver o mais rápido possível, mas posso dizer que não é apenas pelo fato de ser um best-seller, mas esse livro é muito bom.

      beijo,s

      Juliana.

      Excluir