15/07/2012

Entrevista - Fernanda Marinho

Olá queridos leitores, para quem gostou da entrevista virtual que fiz com Rafael Oliveira, tenho novidades, mas desta vez com a Fernanda Marinho, escritora da Saga Condenados

O primeiro livro retrata sobre as imãs Abigail e Emilia, que tem suas diferenças e irrealizações pessoais, tal fato faz com que tenham uma boa relação. No entanto, quando mudam de cidade para estudar no Centro Universitário São Arcangelo a pedido de grandes amigas, ambas serão vitimas tragadas por um segredo sobrenatural de "Famílias Antigas" que envolverão bem mais do que dois garotos russos misteriosos sobrepostos a caminho delas, com uma única sentença, da qual nenhuma delas poderá escapar. 


De uma forma envolvente e criativa, a autora Fernanda Marinho criou essa saga.

Confira agora o papo virtual que eu, Juliana, fiz com ela, que se mostrou gentil, simpática e muito bem-humorada.

1. De onde surge inspiração para criar suas histórias?
Primeiramente ola a Ju e aos leitores! Minha inspiração para ter ideias normalmente acontece quando estou ouvindo músicas. É dificil explicar,mas cada autor tem aquele momento no qual a luz de ideias se ascende e kabum a escrita flui. (Risos)
2.: Conte-nos um pouco sobre a atual história que está escrevendo. 
Venho trabalhando na série da saga condenados há dois anos e no momento estou escrevendo o setimo captitulo do volume 4 da série. Que se chama Perigo e Inspiração e trata das historias de seis personagens diferentes. Seus dramas,seus medos e de como eles se descobrem apaixonados em meio aos perigos em que a maldição russa vai ganhando espaço na trama e os segredos acabam vindo a tona. E os protagonistas terão de decidir o que é realmente importante para eles. Amar ou deixar aquela pessoa especial ser livre?


O primeiro livro desta saga extraordinária. 

3.: Como você vê a literatura brasileira atual? 
Serei sincera. Mesmo que de uns tempos para casa boa parte dos jovens tenham começado a abraçar o gosto pela leitura internacional e mesmo que até alguns poucos títulos de autores  daqui sejam lidos,eu ainda acho o campo de oportunidades para o escritor nacional uma coisa um tanto difícil. Existem milhares de bons textos maravilhosos circulando no Brasil e metade deles nem tem publicação,mas estão livres ao fácil acesso de leitura,no entanto, está faltando o interesse das editoras em investir para que os leitores se interessem em lerem estas obras. Porque em questão de criatividade e superações os escritores brasileiros já proporcionam lindos shows de brilhantismos e cativações com suas tramas sobrenaturais ou não.
4.: De onde surgiu seu interesse pela leitura? Qual a importância da leitura em sua vida? 
Eu amo a leitura desde a época de adolescente e comecei a cultuar as séries de romances de banca. Acreditem é possível conhecer mais sobre linguagens e aprender outras culturas lendo livros de séries como Julia, Sabrina etc. E também amo ler os clássicos nacionais como os do Jorge Amado e me apaixonei pela escrita do autor russo Leon Tolstoi.  E a leitura para mim é adquirir um conhecimento novo e fantástico  a cada livro apreciado.
5.: Para você, qual é a parte mais complicada em ser escritora? 
Não conseguir ter uma boa divulgação e ser levada a sério por editoras ou pelos leitores viciados em textos internacionais.
6.: Qual a origem de sua ideia para a saga Condenados? 
Depois de muito tempo de molho com o pulso engessado devido a um acidente lecionando para alunos diabinhos. Eu voltei a pensar em escrever e a ideia para Saga Condenados surgiu em outubro de 2010. Não foi fácil pensar em algo que leitores não costumam ver em livros e quis fazer algo que se diferenciasse das outras séries. Por isso pesquisei bastante e vi que no Brasil não havia nada relacionado a mocinhos metamorfos que fossem tigres na época, então decidi inserir os gatos enormes e criei uma maldição em cima do tema com mocinhos que vivessem transitando entre o Brasil e a Rússia. E aqui estão os tigrinhos que foram amaldiçoados por uma cigana vingativa. (Risos).
7.: Qual dica você daria para uma pessoa que está iniciando no mundo da escrita?
O importante  é nunca desanimar e continuar fazendo o seu melhor para desenvolver  um bom texto e chamar a atenção dos leitores,antes de conseguir que as editoras vejam o potencial da sua obra. Porque sem o leitor para julgar o nosso trabalho e nos empurrar um pouquinho para frente nenhum de nós alcançará êxitos em nada. E para finalizar sou grata a Ju pela entrevista.

Gostou? Para mais informações quanto ao livro, acesse:
Ao todo são doze livros, sendo que os três primeiros já foram escritos, e o 4º ainda está em desenvolvimento. 
Gostaram da entrevista? 
Já conheciam a Fernanda ou leram algum livro dela?

Ótima semana à todos, 

Juliana. 

10 comentários:

  1. Olá!
    Entrevista muito mara, a Fernanda merece muito, uma pessoa muito fofa e um amor de pessoa, mas ela já sabe que tenho ela com irmã!
    Os tigrinhos ão lindos e a historia merece toda a atenção possivell!

    Mais uma vez parabéns peça a entrevista e logo estaremos com exemplares dessa linda historia em mãos, pois nada melhor do que um livro ao vivo e a cores!

    Seguindo o seu blog!

    Beijos ;*
    Priscila
    Blog Irmandade Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá `Priscila,

      Primeiramente, obrigada pelo comentário e por seguir.
      Concordo com você, uma história como essa merece atenção, pois o que vemos em contos sobrenaturais são anjos, vampiros, etc.
      Tigres são diferenciados. Vou começar a ler hoje essa história, e fiquei feliz ao saber que será publicado. Assim espero, rsrs,

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  2. Adoro os livros da Fê: a imaginação, a escrita, os personagens, o desenrolar da história. Um livro nacional que merece ser publicado!
    Parabéns pela entrevista. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,

      obrigada pelo comentário. Concordo om você, acho que esse livro tem que ser publicado, e a literatura brasileira mais valorizada.

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  3. Bacaníssima essa entrevista! Acho super legal quando o autor é receptivo e se aproxima dos leitores. Não conhecia esta autora nem seus livros, mas achei bem interessante.
    Infelizmente a literatura nacional não é tão reconhecida e tem pouco espaço, mas aos poucos isso está sendo mudado e autores brasileiros estão conquistando espaço, não só nas editoras, mas tb entre os leitores.
    Parabéns pela iniciativa de valorizar o que é nosso. ;)
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia, adorei seu comentário.
      A sua questão levantada é realmente interessante, pois, infelizmente, a literatura nacional está pouco valorizada. Mas ao poucos nós ganharemos nosso espaço, não é mesmo?

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  4. Oi Juliana, vim retribuir a visita e me apaixonei pelo seu blog, ele é lindo!! Vou voltar sempre!! Estou seguindo ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!!!!!!!! Obrigada mulher!
    Pri e Raquel aqui!!!!!!!!! E obrigada as meninas que deixaram coments.

    Eu ainda não tenho editora,mas um dia chego lá. É sempre um prazer interagir com os leitores e aguardo as visitas de todas em meus links. Grande bj Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que te agradecer, Fer, você é muito simpática e atrativa com os leitores.
      É sempre um prazer conhecer novos autores, que ajudam a enriquecer ainda mais nossa cultura,
      espero que consiga logo publicar seu sonho,

      beijooos,

      Juliana.

      Excluir