18/07/2012

Aposta nacional!!


Olá caros leitores,
vocês já devem ter perceberam isso, mas o mercado literário está se tornando cada vez mais fechado para novos autores. Por que? As editoras acham bem mais fácil e seguro traduzirem um livro que foi sucesso em outro pais, do que arriscar com novos talentos, que muitas vezes podem nem fazer sucesso. 
Mas o problema não é apenas com as editoras, e também, com os leitores. 
Muitos brasileiros criam a fantasia medíocre que livros internacionais são melhores que brasileiros. Eu poderia dizer por experiência própria, que muitos adolescentes criam repulsa por nossa literatura, pelo simples fato de serem obrigados a lerem livros chatos demais nas aulas de literatura. 
Eu acho que se eu não tivesse lido bons livros brasileiros antes dessa experiência avassaladora, eu nunca mais leria um livro brasileiro.
Sim, pois, a nossa cultura literária é rica, mas o que nos é apresentado em instituições de ensino...
Enfim, retomando o assunto anterior.
Eu tive a sorte de ter lido vários ótimos livros da nossa cultura ( como Do outro mundo, não sei se já leram, ou ouviram falar), e eu acredito que possa melhorar cada vez mais.
E vai.
Conheço vários autores brasileiros, e posso dizer que muitas vezes a nossa literatura acaba sendo relevante às estrangeiras.
Então por que ainda não somos valorizados?
Eu não sei se posso me denominar autora, já que nunca escrevi uma história inteira ( pelo menos não com mais de 100 páginas), e escrevi uma fan-fic sobre Harry Potter (inacabada) e outra história, com personagens meus, mas também sem finalizar, mas o fato é que estamos vivendo nesse mundo da escrita a tão pouco tempo, eu sei como é o mercado de trabalho e como está se tornando cada vez pior. ( ou não, mas esse é meu ponto de vista) 
Conseguir publicar um livro no Brasil é algo muito difícil, e mais fazer dele um sucesso. Ok, está certo que publicar livros em qualquer parte do mundo não é fácil, até porque a concorrência é enorme, mas o fato é que nós temos que apostar mais no que produzimos.
Claro que na situação de autora é meu dever dizer isso, mas como leitora também.
Seria muito bom se a nossa literatura fosse tão valorizada quanto a de fora...
Eu acho que poderíamos criar um campanha como: Troque seu livro internacional por um nacional(risos).
A ideia é apenas uma brincadeira, mas até que poderia ser um artigo de interesse.
Precisamos mudar essa realidade.
Nós temos muita qualidade, e mais ainda a capacidade de criar histórias fantásticas.

Bem, sei que o texto ficou curto, mas espero que gostem.
Então, o que acham sobre literatura brasileira?

Um grande beijo,

Juliana.












5 comentários:

  1. Oi JU é complicado já ser escritor em qualquer lugar no mundo, aqui no Brasil tem bastante escritores novos muito bons, tenho lido bastante eles, eu ainda acho que no nosso caso são os leitores , alguns leitores torcem o nariz pra literatura brasileira, falo isso por experiência quando ofereço para alguns leitores a oportunidade de ler um nacional de agora encontro uma série de desculpas, mas se eu oferecer qualquer uma estrangeira é aceito com mais facilidade, quando ofereço Machado de Assis por exemplo a desculpa [é que a narrativa é difícil, adoro literatura estrangeira , tenho uma coleção de obras primas , algumas até releitura já fiz, mas sou muito nacionalista e concordo com você temos que valorizar o que é nosso, portanto tem de começar conosco leitores brasileiros! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Muitos leitores não querem nem saber dos nossos livros. Acho que esse quadro deveria ser mudado. Mas é aos poucos que as coisas acontecem, então, tenho a esperança de que um dia os leitores passarão a amar nossas literatura.

      Obrigada pela visita, beijooooooos

      Juliana.

      Excluir
  2. Olá excelente iniciativa sua , devemos mesmo ler os nossos nacionais e divulgar , foram assim que os de fora conseguiram serem Best Sellers! Bjs Seu Blog é muito legal e tem cara que vai crescer muito Parabéns ,o conheci através da Marcia de o Mundo Literário!Gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kayane, por todos os elogios, me sinto lisonjeada e feliz que tenha gostado daqui,

      beijos,

      Juliana.

      Excluir
  3. Obrigada pela visita Morgan, volte sempre,

    beijos,

    Juliana.

    ResponderExcluir